Recriar Psicoterapia Infantil

Atendimento Psicológico Infantil

 

Como Funciona?

 

O psicólogo clínico pode trabalhar com inúmeras ferramentas em sessão que o ajudam em seu trabalho. Em atendimento de crianças, o psicólogo conta com estratégias lúdicas que facilitam seu trabalho com a criança por diversos motivos:

 

O que são estratégias lúdicas?

 

Estratégias lúdicas são jogos, brincadeiras, confecção de desenho, pintura, colagem, figuras, dramatização, massinha de modelar, filmes, criação de personagens e histórias, entre outras.

 

Como as estratégias lúdicas ajudam o psicólogo de crianças?

 

·  As estratégias lúdicas podem contribuir para uma boa relação entre psicólogo e criança, porque a criança pode sentir-se mais a vontade na presença do psicólogo e permiti com que o profissional conheça quais atividades a criança mais gosta e menos gosta.

 

·  As crianças costumam gostar mais de ir para os atendimentos quando o psicólogo utiliza jogos e brincadeiras nas sessões.

 

Como é na prática?

 

O psicólogo escolhe e traz para a sessão uma estratégia lúdica com um objetivo terapêutico e explica para a criança o que deve fazer, como por exemplo, que desenhe sua família, explicar as regras de um jogo, pedir para criar uma história com os personagens que ela quiser, entre outros. Dessa forma a criança mostrará para o psicólogo como percebe sua família, como se comporta jogando determinado jogo, porque assim o psicólogo poderá conhecer os sentimentos da criança, como ela costuma se comportar com as pessoas que a rodeiam e ainda saber o que a criança aprendeu como certo e errado.

 

Com as ferramentas lúdicas o psicólogo ajuda a criança a entender e perceber as consequências de seus comportamentos e assim juntos podem encontrar outros jeitos de ela se comportar.

 

Qualquer jogo e brincadeira podem ser utilizados pelo psicólogo em sessão?

 

O jogo ou brincadeira escolhidos pelo psicólogo tem que ter uma função terapêutica, pois não é um simples brincar por brincar, ou seja, há sempre um objetivo que o psicólogo pretende alcançar, como por exemplo conhecer mais sobre a dinâmica familiar, para isso o psicólogo pode propor que façam uma dramatização com fantoches ou bonecos.

 

Nem todos os jogos são atrativos para todas as crianças, por isso o psicólogo deve levar em conta as características e os gostos de cada criança que atende, porque uma brincadeira que uma criança gostou muito, outra criança pode não ter interesse. Por isso o psicólogo deve sempre contar com uma boa dose de criatividade.

 

Dependendo da idade e do desenvolvimento, algumas crianças falam mais e outras menos em sessão, por isso o psicólogo também deve prestar atenção se precisa trazer mais ou menos estratégias lúdicas para os atendimentos.

 

Resumindo, as estratégias lúdicas são ferramentas que ajudam o psicólogo a conhecer a criança e como ela vê o que acontece a sua volta, em outras palavras, ajuda o psicólogo a ver o mundo com os olhos da criança.

 

Cássia Sousa

Psicóloga Clínica

CRP 06/122963

separador.png